Crescer em uma comunidade periférica de grandes cidades desperta um sentimento que faz com que a própria palavra “comunidade” se transforme. Ela não representa apenas um lugar ou uma característica: ela se torna um sentimento.
Esse sentimento nos conduz à responsabilidade social, ao altruísmo, a querer ver nossa comunidade ascender e melhorar. Não nos faz mais sentido apenas crescer de forma pessoal e deixar nosso bairro da forma como está. Queremos prosperar e ajudar quem vem de onde viemos a prosperar também.
Se necessário, saímos de nossa comunidade, seja para estudar, trabalhar ou participar de outras atividades que nos levem a adquirir mais conhecimento.
"Voltar esse aprendizado para nossa comunidade faz parte da responsabilidade social que aprendemos desde cedo."
Desse sentimento nasce o Projeto Jovens de Horizonte. O projeto visa oferecer aos jovens de Belo Horizonte cursos de formação profissional para que, qualificados, tenham maior possibilidade de alcançar uma vaga no mercado de trabalho. Mas nossos sonhos não param na Carteira de Trabalho! Por isso, além de conhecimentos e habilidades profissionais, nosso ideal é proporcionar um espaço de socialização e debates acerca das possibilidades de trabalho e continuidade de estudos após o Ensino Médio. Levar estes jovens a conhecer profissões, cursos e alternativas além das comumente apresentadas. Ajudá-los a construir seus projetos de futuro e os meios para alcançá-los.
Muitos estudantes de escola pública não possuem os recursos financeiros para arcarem com formações de alto custo. Isso não deveria ser um impeditivo para que estes jovens acessem uma educação de qualidade e vislumbrem um futuro com mais possibilidades. Uma formação de qualidade deve ser direito de todos, independente da renda. Com estas motivações, nosso projeto nasceu e está crescendo cada vez mais!
Dessa forma, incentivando, ajudando e ensinando, proporcionamos meios para que as pessoas que formam as comunidades cresçam, se desenvolvam e progridam. Consequentemente, fazemos com que as comunidades prosperem!
Proporcionar meios para que jovens das comunidades periféricas possam conhecer e acessar diversos espaços sociais, acadêmicos e profissionais.
Se tornar referência na formação socioeducacional de jovens moradores das periferias brasileiras.
Educação de qualidade para todos.
Trabalho em redes de parcerias.
Acreditar no potencial dos jovens.